5 dicas de arquitetura para sala de jantar

5 dicas de arquitetura para sala de jantar

A sala de jantar é um espaço gostoso e social, perfeito para receber familiares e amigos para momentos agradáveis e inesquecíveis. O cômodo pode ficar ainda mais atraente com alguns toques de decoração.

A melhor alternativa é realizar o serviço com um arquiteto, porém você já pode colocar suas ideias no papel previamente, com algumas sugestões que serão apresentadas e discutidas com o profissional. São alternativas para todos os gostos e bolsos. Confira algumas dicas!

1 – Decoração para sala de jantar

Sua sala de jantar está bem decorada? Como ela ficaria perfeita para você? Pensar na decoração é o primeiro passo para transformar a sala de jantar. Para isso, existem diversas possibilidades para deixar a sala mais bonita. Uma ótima opção é procurar uma mesa de alto padrão, robusta e bem trabalhada. Para a arquitetura da sala de jantar é ideal procurar móveis bonitos, principalmente mesas e estantes, que ocupam muito espaço.

Existem mesas de madeira que são lindíssimas e que podem ser perfeitas para o gosto do cliente, inclusive encaixando-se no orçamento disponível para a arquitetura da sala de jantar. Caso esteja com dificuldade de encontrar boas opções, os clientes podem falar com a Línea, escritório de arquitetura no Rio de Janeiro.

Outra dica de decoração é apostar na madeira, que deixa o espaço com um aspecto mais aconchegante. Também é possível investir mais em acessórios como quadros, luminárias, tapetes, vasos, espelhos, entre outros elementos.

As estantes também costumam fazer bastante sucesso na decoração da sala de jantar. Nesse caso, é preciso encontrar um modelo que combine muito bem com a mesa. Uma ótima opção é procurar móveis planejados, que são ajustados no tamanho perfeito para o espaço da sala de jantar.

2 – Várias cores para sala de jantar!

Que tal mudar a cor da sala de jantar? Além de trocar os móveis, uma dica bem interessante é apostar em cores mais vibrantes para a sala de jantar. Se você voltou de uma viagem inspiradora e trouxe algumas ideias na bagagem, melhor ainda. Contratar um arquiteto pode ser uma ótima opção se você estiver receoso para ousar, com medo de errar ou um pouco inseguro para combinar as cores, por exemplo.

É claro que, nestes casos, é preciso tomar bastante cuidado com os contrastes para que o projeto fique legal. Quem pretende fugir das cores clássicas e neutras, pode usar tapetes mais coloridos, móveis com cores mais fortes, luminárias, vasos, entre outros objetos que se destacam não só pelo design, mas também pela cor intensa.

3 – Iluminação para sala de jantar

A iluminação vai pesar bastante no resultado da estilização do ambiente. O primeiro passo é pensar na iluminação natural. Caso o ambiente da sala de jantar não tenha sido planejado para favorecer a iluminação do ambiente de forma natural, é ideal pensar em um lustre bonito, que ficará localizado na área central do cômodo e será responsável pela maior parte da iluminação.

Caso o cliente ache interessante, é possível projetar sanca de gesso aberta para a sala de jantar, com a elaboração de um projeto específico para luz. O resultado estético é bem interessante. Outra forma de melhorar a iluminação no ambiente é pensar em estruturas que iluminam de forma indireta. O resultado fica muito bom!

4 – Integração dos espaços

Muitas pessoas têm procurado projetos que integrem a sala de jantar e a cozinha. A integração de ambientes se apresenta como uma ótima solução, principalmente para pessoas que se queixam da falta de espaço.

Essa alternativa é muito boa para casas e apartamentos. Como a sala de jantar costuma ser usada para receber um número maior de pessoas, é interessante ampliar o tamanho do cômodo.

5 – Sala de jantar com estilo próprio e personalizado

Todos os trabalhos de decoração devem privilegiar o cliente, demonstrar sua maneira de ver o mundo, conter aspectos de sua característica, gostos e predileções. A decoração da sala de jantar deve ser personalizada, em todos os detalhes.

Os projetos devem ser feitos em cores vibrantes, em preto e branco, com madeira, móveis grandes ou pequenos, muita ou pouca iluminação. São tantos itens e elementos que devem ser organizados para que o projeto fique perfeito, que a recomendação é contar com o suporte técnico de um arquiteto experiente! Conte com as soluções oferecidas pela Línea!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *